Existem muitas formas de se dar bem numa prova. Estudar muito, treinar bastante fazendo muitos simulados e aprender as técnicas corretas. Hoje eu vou detalhar a técnica CHAVE para ir bem no Reading do IELTS. Além de dar algumas dicas sobre questões que costumam ser desafiadoras para nós Brasileiros.
Esse post é especialmente para você que tem a maior dificuldade em terminar seu Reading no tempo certo (1 hora). Mas antes de te dar A TÉCNICA MOR, vamos falar sobre um ponto extremamente importante de início: a estrutura da prova.
Estrutura da prova de Reading do IELTS
Uma das maiores técnicas de prova que existe é: CONHECER A PROVA EM DETALHES. Você que irá fazer uma prova tipo o IELTS precisa conhecer a prova até os mínimos detalhes. Ou seja, você precisa saber quantas questões tem, quanto tempo você terá, que tipo de textos poderá encontrar, em que ordem as áreas são realizadas, se tem intervalo ou não e etc.
Saber isso tudo te ajuda a tirar uma pressão imensa do seu lado emocional/psicológico. Afinal, você sabe tudo que irá acontecer. A única surpresa será o conteúdo dos textos.
Como hoje nosso tema é o Reading do IELTS, vamos para as duas possíveis estruturas de Reading:
Como já falamos nesse post aqui, o IELTS pode ser ACADEMIC ou GENERAL TRAINING. Em resumo, você faz o Academic para entrar em universidades e o General Training para imigração (tanto para Canadá, quanto na Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido).
Basicamente a diferença no Reading é que os textos do Academic são 3 textos grandes e mais parecidos com conteúdos universitários. No General Training, tanto a seção 1 quanto a seção 2 contém textos menores e mais parecidos com materiais encontrados no dia a dia, como comunicados de eventos ou pequenas notícias informais de escolas, ou pequenos negócios.
Por isso no GT para se tirar 9.0 você não pode errar NENHUMA questão. É isso mesmo. Você tem que ser perfeito. Já no Academic, você pode errar 1 questão e ainda tirar 9.0 (hahaha grandes coisas né?). Parece bobeira mencionar isso, mas isso te mostra que os próprios criadores do teste consideram o Reading do Academic mais desafiador que o do GT.
A questão problema do Reading do IELTS: YES, NO or NOT GIVEN
Se tem uma questão que TODOS os alunos odeiam é o tipo de questão que você deve preencher com: YES/ NO/ NOT GIVEN ou TRUE/ FALSE/ NOT GIVEN. 10 entre 10 alunos tem dificuldades com essa questão no início. Mas não se preocupe, você não está sozinho. E eu tenho AS dicas que vão salvar sua nota!
Para fazer essa questão tem algumas dicas cruciais e que nunca mudam, que você precisa saber:
- SEMPRE tem pelo menos uma opção que é NOT GIVEN. Em outras palavras, se você terminar de fazer uma questão desse modelo e não tiver NENHUMA em que você classificou “NOT GIVEN”, você errou em pelo menos uma questão.
- Nessa questão, as respostas estão SEMPRE em ordem. “Como assim, Rey?!” Assim ó: A resposta para a questão 1 está num ponto X do texto que deve ser no “início” daquele texto. Então a resposta da questão 2 virá somente depois da parte do texto que consta a resposta da questão 1. A resposta da questão 3 estará depois da resposta da questão 2, e assim sucessivamente.
- Portanto, usando a LÓGICA, se você já encontrou a resposta da questão 1 e da questão 3, mas não encontrou nada que responda satisfatoriamente à questão 2, isso significa que a questão 2 é “NOT GIVEN”.
- Não perca tempo lendo o texto inteiro 500 mil vezes tentando achar uma resposta. Se ela é “NOT GIVEN” é óbvio que você NUNCA vai encontrá-la e só vai perder tempo!
A técnica chave para o Reading do IELTS
Agora para entender bem essa técnica você tem que se libertar de todos os seus fantasmas de professores de português do passado. Sabe aquela pessoa que você lembra falando que para interpretar bem um texto “tem que ler ele integralmente e quem sabe até mais de uma vez”. Então essa pessoa aí. APAGA. Deleta e muda a chave.
IELTS é prova de inglês. É feita baseada numa cultura de interpretação de textos totalmente diferente dessa doideira que temos aqui no Brasil.
O princípio primordial de provas de Reading em inglês é que: se não está dito, não pode ser “suposto”. Sabe aquela história de “daria para interpretar tal coisa com isso aqui que ele disse”? Isso não existe no inglês. Não tá dito, não é isso. Então, internaliza e aceita essa parte primeiro que fica mais fácil de aceitar a maior dica de todas.
Bem dito isso, você tem que estar pronto. A maior dica de todas do Reading é:
NUNCA LEIA O TEXTO INTEIRO PRIMEIRO
“Como assim Rey?! Como que eu não vou ler o texto numa prova de Reading?!” – Calma!!! Tira esse mouse do X!!! Não fecha a janela do blog não e lê tudinho que eu vou te explicar!
Ihhh, essa mulher é maluca!
Eu já dou aula para IELTS a mais de 6 anos para saber bem essa careta que você tá fazendo aí agora olhando pro computador. É a MESMA careta que todos os meus alunos fazem quando eu falo isso. Portanto, eu também sei bem que agora você tá gritando alguém ou falando aí sozinho e dizendo: “Essa mulher é louca! Tá falando que não é para eu ler os textos da prova de Reading! Só pode ser piada!”
Não é piada. Siga a minha dica por que eu tirei 9.0 no meu Reading no IELTS GT. Sim, queridos e queridas, NOVE. Eu não errei NADA. E terminei a prova antes do tempo, a tempo de ir ao banheiro. Afinal não tem intervalo entre as provas do IELTS. Só na prova de Reading que dá tempo de sair para ir no banheiro, isso se você souber usar a técnica direitinho e terminar antes ein!
Como é que faz para ir tão bem assim sem ler?
Vamos ao passo a passo da nossa prezada e estimada técnica:
- Leia o título do texto – e o subtítulo se tiver. Sempre imagine possíveis formas que esse texto pode se desenvolver e o tipo de vocabulário que você espera encontrar ali.
- Leia as questões do primeiro exercício – normalmente tem mais de um tipo de exercício para cada texto. Por exemplo, tem uma questão que é múltipla escolha e tem uma questão que é True/False/Not Given. Leia as questões de um exercício e pare.
- Circule ou sublinhe as palavras chave das questões (Se for múltipla escolha, não leia as opções, elas estão ali para te distrair. Foque na questão.). Palavras Chaves são substantivos, verbos e algumas vezes palavras que expressam quantidade ou restrição (only, if, a lot, many, a few, etc).
- Agora sim, vá ao texto, com a primeira questão em mente, focado em encontrar ela no “início” do texto (não necessariamente no primeiro parágrafo, mas provavelmente não será na segunda página ok?).
- Esteja ligado para sinônimos e paráfrases. Eles dificilmente escrevem com as mesmas palavras no texto e na questão. Eles querem verificar quão grande é seu vocabulário.
- Encontre a resposta e escreva a resposta para a primeira questão.
- Leia de novo a segunda questão e volte para o texto.
- Leia o texto a partir do ponto em que você encontrou a resposta da questão anterior. Não precisa ler o texto todo de novo. As questões em sua grande maioria estão NA ORDEM!
Voilá!
Viu como é fácil?
Assim você demora MUITO menos lendo o texto e procurando as respostas. Acredite em mim, se você for ler o texto, para depois ler as questões, para depois procurar as respostas no texto questão por questão, você vai demorar HO-RRO-RES. E você nunca vai terminar em 1 hora a sua prova, a não ser que você seja um excelente leitor.
Sabe aquele povo que lê super rápido e tal? Se você for essa pessoa, faça do seu jeito! Mas no geral, somos todos leitores normais ou fracos por falta de prática. Então meus amigos, usem dessa técnica que eu garanto que é sucesso! Fechado?!
O Reading do IELTS ainda está difícil?
Existem outras técnicas para outras questões e alguns detalhes a mais que podem te ajudar a conseguir um NOTÃO no Reading! Tem alguma outra questão que mesmo usando essa técnica MOR você fica encucado e não consegue resolver? SIM?!
Então, não marca bobeira e faça um treinamento mais focado! Temos nossos cursos online MARAVILHOSOS para você que precisa estudar num horário diferenciado e quer todo o nosso cuidado e nossa experiência para alcançar a sua nota no IELTS. #ficaadica #merchan
Ah, se você quer saber mais sobre o IELTS como um todo, veja esse post aqui. Para saber mais sobre o speaking entre aqui. E por fim, queridos e queridas, mesmo que não me procurem, EU SEI quão difícil o IELTS pode ser, então, desejo a todos e todas que a força esteja com vocês!
And hope to see you all in CANADA!
Deixe um comentário