Como ajudar o parceiro nos estudos de IELTS

Hoje você vai saber como ajudar a sua parceira ou seu parceiro nos estudos para o IELTS, mesmo se você não tem inglês suficiente para fazer a prova. Vem comigo que hoje vou falar umas verdades!

Níveis de inglês diferentes

Em todo esse tempo que eu acompanho e preparo pessoas para o IELTS, eu percebo que os casais que estão com o Plano Canadá (ou com outros planos que envolvem o IELTS) dificilmente têm o mesmo nível de inglês. É realmente bem raro. Sempre tem alguém do casal que sabe mais de inglês e é a pessoa que vai fazer o IELTS.

Eu vou esganar o João
Eu vou esganar o João

Eu não sei se é porque tenho mais alunas mulheres, mas uma coisa que eu já escutei muito dos parceiros, que aqui vou chamar de Maria e João, é que “a gente só não tirou o PR ainda porque a Maria não faz o IELTS. É só fazer até passar, mas ela não faz.” Quando eu escuto um negócio desse eu sinceramente fico muito irritada.

Porque assim, primeiramente, fazer a prova várias vezes até passar é um negócio que não dá para entender como ainda acreditam… Se o IELTS fosse simples assim não tinha curso de IELTS, não tinha professor, não tinha um monte de gente ensinando inglês nesse mundo. Esse negócio de “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura” vai valer a pena quando você ter 80 anos e ainda não ter passado na prova? Acho que não, né.

O IELTS envolve muita coisa

Então assim, primeira coisa que o parceiro pode entender é que não dá para fazer as provas várias vezes até passar. A pessoa vai estudar, fazer um bom curso (o meu curso, por exemplo, se você é time #ieltsumavezsó) e você vai ficar quietinho enquanto ela faz o que você não faz. Eu falei que ia falar umas verdades aqui! Não dá para achar que é “só” fazer o IELTS. Se ela é a pessoa que vai fazer o IELTS significa que é ela quem vai se dedicar ao inglês, ela que vai estudar para a prova, se dispor a lidar com toda a ansiedade… é muita coisa!

A segunda coisa é: se disponha a estudar inglês também. Não coloque no outro a total responsabilidade pelo inglês. A responsabilidade é imensa já no decorrer do processo se um só falar o idioma. Imagina chegar lá e só um ter que se comunicar, achar emprego, estudar, lidar com as documentações, fazer as compras no mercado? Como você pretende sustentar uma vida em um país que você não fala o idioma? Então comece a estudar o quanto antes e mostre que você está junto com seu parceiro nessa.

Terceiro ponto: qualquer prova traz ansiedade, e essa ansiedade torna todo o processo de estudar muito difícil. É uma pressão absurda para dar certo, principalmente para o IELTS, que envolve custos e é fundamental para o processo de imigração. O inglês é o primeiro fator que você precisa superar nesse processo inteiro. Então TUDO que você puder contribuir para diminuir a ansiedade do parceiro, contribua.

Como ser o melhor parceiro nos estudos para IELTS

Não esquece da massagem relaxante
Não esquece da massagem relaxante

Tem muitas maneiras. Pode ser assumindo mais tarefas domésticas para aumentar o tempo disponível de estudo da pessoa; monitorando o nível de stress dela e ajudando a relaxar e descansar quando necessário; e claro, buscar ser ainda mais gentil nesse momento. Faz uma massagem, leva um docinho… a pessoa merece ter você do lado nessas horas.

Transforme esse momento em algo para aumentar a cumplicidade do casal. Estude junto com a pessoa, mostre que vocês dois estão nessa para construir um futuro melhor juntos. Realmente não quer estudar inglês ou até tem o nível, então não vai estudar? Beleza, mas invista no desenvolvimento da sua carreira também pensando no Canadá, em chegar lá preparado para o mercado de trabalho.

Assuma mais responsabilidades no Plano Canadá: acompanhar as finanças, a documentação, assumir as pesquisas… tudo que você puder tirar das costas da outra pessoa nesse momento de preparação, tire. Vocês serão recompensados.

Eu dei aqui algumas sugestões para você adaptar dentro do seu cenário, para que você ajude seu parceiro de verdade, porque se você realmente apoiar seu parceiro nos estudos, ele vai conseguir a nota que deseja. Talvez vai precisar de mais tempo, talvez vocês vão ter que ter paciência, porque não é um mês, são seis meses, às vezes são oito meses, um ano para chegar lá. Isso faz a gente precisar ter essa compreensão para poder atingir nossos objetivos. Tenho certeza que assim vocês vão conseguir chegar lá juntinhos e bem 🙂


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *