Em Janeiro, após passarmos um pouco da marca dos dois meses, nós demos entrada nas nossas GCMS notes. Nesse post vamos contar para vocês como pedimos, pagamos e o que esperar quando você recebê-las.
O que são as GCMS notes mesmo?
A sigla GCMS significa Global Case Management System. O GCMS é na realidade o sistema utilizado pelos oficiais dos consulados para controlar em que etapa está cada processo de visto. Toda vez que algo é analisado, modificado, eles registram no GCMS.
Por isso que você pede as GCMS Notes… as notes são as anotações feitas pelos oficiais no seu processo. Elas indicam se está correndo tudo bem e em que ponto seu processo está quando você pediu as notes.
Essa última parte é bem importante. Depois que você entra com o pedido das GCMS Notes, o próprio CIC pede em média 40 dias para liberar as notes. Então, você vai receber 40 dias depois o que estava acontecendo/já tinha acontecido no seu processo 40 dias atrás!
Pode ser que o seu processo já tenha andando um pouco mais e pode ser que esteja parado. Para saber só pedindo mais um GCMS Notes.
Como pedir as GCMS Notes?
Existem duas formas de pedir as GCMS Notes. A primeira é para quem está no Canadá ou tem algum conhecido/amigo/familiar no Canadá. Nesse caso a pessoa que seja um cidadão canadense, ou um residente permanente ou uma empresa funcionando no Canadá, pode pedir as GCMS notes.
Esse é o jeito mais barato de conseguir as GCMS Notes. O CIC cobra somente $5.00 CAD para emitir as GCMS notes para as pessoas citadas acima. Vocês conseguem mais detalhes sobre essa forma de pedir as GCMS Notes aqui.
Você pode pedir a um amigo que seja residente permanente/cidadão canadense para pedir as GCMS Notes para você. É só completar o formulário de liberação de dados (Consent for an Access to Information and Personal Information Request IMM 5744) e o seu amigo dará entrada para você. Pode ser feito online ou por correios.
A segunda forma de pedir é via um empresa que faz esse serviço. As empresas num geral costumam cobrar entre $23 e $55 CAD. É isso mesmo. Ele pagam só $5.00 CAD pro CIC e ganham no mínimo uns $20 de lambuja.
Pedindo as GCMS Notes por uma empresa
Nós acabamos utilizando a segunda forma… ou seja, a forma mais cara para pegarmos as GCMS Notes. Infelizmente, nós não tínhamos nenhum amigo para pedir para fazer pela gente.
Nós utilizamos a Visafile.info por que sabemos de algumas pessoas que já tinham utilizado ela e tinha sido OK. Depois de pedir recebi bons feedbacks da GCMSNow, e como ela é um pouco mais barata, #ficaadica.
Na Visafile é bem simples, assim como no GCMSNow. É só clicar no start now (visafile) ou how to order (gcms now) e seguir os passos. No nosso caso, não confiamos muito na interface de pagamento por cartão de crédito então usamos o paypal.
Ficou em $25.00 CAD, que com o IOF e a conversão do cartão chegou em quase R$100,00. Foi carinho, mas eu queria muito acalmar minha ansiedade antes de Junho pois, se vocês se lembram, pediram documentos adicionais para gente né? E desde então eu estava meio agoniada.
Nós mandamos o e-mail com o formulário de consentimento assinado pelos dois no dia 26/01/2017. A Valery, responsável pelo nosso pedido, respondeu no dia seguinte, 27/01 com as informações abaixo:
Na média eles afirmavam demorar 34 dias. No nosso caso demorou 29 dias corridos do dia que eles receberam o arquivo (27/01 – 25/02). Só que nem eu, nem o Han esperávamos, era que nosso PPR saisse ANTES do GCMS Notes.
A gente até fazia umas piadinhas, tipo “vai chegar o PPR mas não chegou ainda o GCMS”! Mas nenhum dos dois levava a sério essas brincadeiras. E não é que aconteceu mesmo?! hehehe
Quais as partes importantes de ler nas GCMS Notes
O GCMS Note sé um arquivo enorme. No nosso caso veio com 108 páginas. Se você for ler tudo, a recomendação dos fóruns é ler de trás para frente. Da entrada mais recente para a informação mais antiga. A última página vai constar a última anotação do último oficial a mexer no seu processo.
Lá no início tem um resumo, que parece muito com isso aqui do lado. Nesse caso quer dizer que em Janeiro nosso processo já tinha sido aprovado nos quesitos:
- Eligibilidade – que significa que nós realmente demos as informações corretas e eramos verdadeiramente elegíveis a receber o ITA no momento que recebemos.
- Criminalidade – significa que a nossa documentação de antecedentes criminais estava OK e de acordo com o esperado. Ou seja, sem antecedentes.
- Exames médicos – significa que nós temos a saúde a aceitável para imigrar para o Canadá
Nós não havíamos passado ainda pelas verificações de segurança. Todos os checks que eles fazem com a CIA, NSA e outras agências de inteligência mundial ainda não haviam sido feitos.
Essa normalmente é a última parte mesmo do processo. Nós acreditamos que isso aconteceu entre Janeiro e Fevereiro e como somos dois Nerds bem caretões deve ter sido bem rápido. hehehe
No final do arquivo dá para ver as anotações mais recentes inclusive o momento que pediram documentos adicionais para gente!
Vale a pena fazer o GCMS Notes?
No nosso caso particular, não valeu tanto a pena não! Afinal, nós recebemos o PPR antes do GCMS Notes chegar, então realmente não mudou em nada. Mas tenho certeza que se nosso processo tivesse demorado os 6 meses que demora em média, que teria sido ótimo saber que eles já tinham nos “passado” em tantas áreas.

Eu aconselho fazer o GCMS Notes se você for uma pessoa ansiosa assim como eu sou!
A sugestão dada pelo CIC é esperar ao menos 60 dias de processo para pedir. Por que assim pelo menos você consegue pegar a maior parte da movimentação do seu processo nas Notes. Foi isso que nós fizemos.
Agora, se você espera 6 meses de boa sem se estressar (tipo o Han… ele nem queria pedir o GCMS) acho que nem tem muita necessidade, só se estiver passando do prazo de 6 meses. Assim você sabe o que está “pegando” no seu processo.
E vocês já fizeram o GCMS Notes? Estão aguardando resultado? Conta pra gente nos comentários!
Deixe um comentário