Afinal, quanto custa o Express Entry? Essa perguntinha aí, é a mais procurada e desejada de todas. Todo mundo quer saber os custos do Express Entry antes de começar.
Hoje nós vamos responder essa pergunta com o nosso custo. Lembrando que cada um vai ter necessidades e custos levemente diferentes. Mas tenho certeza que já vai dar para você ter uma boa ideia com nosso post de hoje.
ALERTA! Esses valores foram os gastos em 2016/2017 quando fizemos nosso processo. Existe a chance de alguns valores estarem diferentes. Por favor, sempre consultem os sites correspondentes a cada serviço necessário quando forem se planejar!
Nossos custos do Express Entry
O Express Entry tem várias etapas. Se esse é o primeiro post que você está lendo sobre o Express Entry, nós aconselhamos você a ler a nossa série “por onde começar”. Assim você vai entender melhor os custos que estão aqui.
Além disso é legal olhar a nossa Timeline, pois você vai perceber que os custos são aos poucos e dependem o ritmo que você vai levar o processo.
Lembrando que de qualquer forma, ANTES de você fazer o seu perfil no Express Entry, você tem que ter o dinheiro do Proof of Funds. Se você nem sabe o que é isso, melhor clicar ali e ler um pouco antes, ok?
Como temos várias etapas, vamos separar os custos por etapas também aqui no post.
Sabemos que temos alguns visitantes que estão no Canadá (adoramos saber disso, sejam muito bem vindos!), mas como fizemos o processo no Brasil, não temos como fornecer os custos no Canadá. Mas acreditamos que a nossa planilha, mesmo em Reais, poderá te ajudar a saber o que você terá que pagar. Então você pode buscar o custo disso no Canadá.
IELTS
Como já falamos no 3º post da série “por onde começar”, você precisa fazer o IELTS e o ECA report antes de criar seu perfil no Express Entry. Como esse post está voltado para custos nós vamos falar somente de custos. Se você quiser saber mais, clique nos links nesse post ou procure na nossa busca aqui do site.
Desde 2016 o valor do IELTS está em R$800,00 no Brasil. Para checar os valores atualizados, a disponibilidade de locais mais próximos para fazer a prova e fazer sua inscrição é só clicar aqui. Se você quer saber mais sobre como funciona o IELTS, clica aqui!
Dentro de um casal/família, ambos do casal fazem o IELTS pois é necessário para comprovar o nível de inglês. Ou seja, pode colocar na conta R$1.600,00.
Se você for como nós, e não tiver a sorte de estar numa cidade que possuí locais de prova, some os valores de passagem para o local que você irá fazer a prova. Nós gastamos R$2500,00 com passagens, estadia, alimentação e transporte para realizarmos o IELTS.
Foi um pouco mais pesado pois fizemos as provas em momentos diferentes. Um erro de estratégia minha, na minha opinião. Acredito que se você se planejar melhor que eu, vocês conseguem fazer a prova no mesmo local e economizar em passagens, estadia e transporte.
Por enquanto só de IELTS, temos R$1600,00 + R$ 2500,00 – totalizando R$ 4.100,00.
Isso por que ambos temos inglês FLUENTE e só realizamos a prova uma vez cada um e não pedimos remark para nenhuma das provas. O remark custa por volta de R$ 300,00. E cada prova a mais que você realizar serão outros R$ 800,00. Então é sempre bom ter certeza que você está BEM preparado para a prova.
Se você quiser ajuda para se preparar para a prova, conte comigo viu? Tenho mais de 6 anos de experiência especializada em preparação para prova do IELTS. Nossos alunos tem obtido MUITO sucesso e me dão muito orgulho sempre!
ECA Report
Para ambos ganharem pontos pela formação, ambos tem que fazer o ECA report. Mas isso irá depender da sua estratégia. Quando nós estávamos pesquisando isso tudo, os Draws estavam com pontuações bem altas, sendo as mais baixas por volta de 480 pontos.
Por isso achamos que a melhor estratégia para um ITA rápido era fazer o ECA report dos dois. Atualmente a pontuação baixou bastante. No último Draw foi de 453 pontos. Então se vocês conseguirem mais pontos que isso sem fazer a equivalência dos diplomas de ambos, vale a pena fazer somente do aplicante principal.
O ECA report é feito por algumas empresas credenciadas pelo governo canadense. Nós utilizamos a WES – World Education Services. Nós explicamos no post sobre a nossa experiência com a WES, todos os documentos que você irá precisar.
Na WES o custo de cada ECA Report com as taxas incluídas foi de $233,91 CAD. Esse valor vai variar com a cotação do dólar, em 2016 pegamos um dólar mais alto né? Então os custos finais foram de R$1302,12 considerando a cotação do cartão e o imposto brasileiro de 6,38%.
Além disso, para enviar os documentos para a WES, você precisa da tradução juramentada deles. No nosso caso a tradução juramentada dessa parte ficou em R$1.180,00. Também fizemos algumas cópias em preto e branco das coisas que precisávamos mandar. Essas custaram R$38,40, pois também fizemos algumas para ficar com a tradutora, mas no fim não precisava. #ficaadica
E lógico, tem o envio internacional dos documentos para a WES. Nós fizemos da forma mais barata que é pelos Correios. Mas escolhemos o modo mais caro dos Correios que é o Sedex Mundi. O envio de cada envelope da nossa localidade, custou R$145,00. Também tem o custo dos envelopes, totalizando essa parte R$295,10.
Ou seja, com a realização do ECA Report, gastamos no total R$2.815,62.
Exames Médicos
Como nós fizemos um post somente sobre os exames médicos, aconselhamos você lerem mais detalhes lá. Como também tivemos que ir em outra cidade para fazer os exames, tivemos o custo das passagens e o custo dos exames. No total isso deu: R$1.628,48. Sendo R$ 910,00 só dos exames médicos.
Traduções juramentadas após o ITA
Depois do ITA fizemos algumas traduções juramentadas. Foram: a minha Certidão de Nascimento, a nossa certidão de Casamento, um Contrato de Venda de Imóvel (por causa do proof of funds) e os Extratos bancários de 6 meses e da poupança. Isso tudo aí totalizou R$1.667,00.
Fotos para enviar para o CIC
Como não tínhamos fotos recente em 5×7 para enviar para o CIC, fomos tirar! Foi no total foram R$58,00. Aconselho tirar em algum lugar que te dê o arquivo em jpeg e faça a resolução específica da CIC para você no photoshop. E que de quebra você pegue as fotos impressas logo no formato 5×7.
Taxas do Governo Canadense para o Express Entry
O governo canadense aplica DUAS taxas por pessoas para o Express Entry. Uma é a taxa de processamento de documentos, ou seja a taxa para eles analisarem seu documentos. Essa taxa é de $550 CAD por pessoa. No nosso caso $1.100 CAD no total.
Além disso existe a taxa de emissão de visto. Você pode pagar as duas taxas de uma vez quando você envia os documentos após o ITA ou esperar o CIC pedir o pagamento dessa taxa de emissão do visto.
A taxa de emissão do visto é de $490 CAD por pessoa. Ou seja, $980 CAD no total para nós dois. Em reais, totalizamos nessa parte, R5.839,60.
Envio dos passaportes para o VFS Global
ATUALIZAÇÃO: Agora que já fizemos essa parte sabemos exatamente o que pagamos. De qualquer forma, você pode e deve verificar as taxas da VFS global para o VAC mais próximo da sua casa nesse site aqui.
Nós pagamos a taxa de transmissão segura de passaporte de R$ 69,65 por pessoa que irá receber visto. Somado a isso pagamos também a taxa de retorno do passaporte (courier expresso) de R$65,60, que também é por pessoa e depende da sua localidade.
Além disso você que terá que enviar os passaportes para o VAC. Eu fiz pelos correios com sedex e deu R$33,48 o nosso envio do ES para o RJ. No total somando todas as taxas e os correios para duas pessoas gastamos com VAC R$303,98.
Planilha de total de custos do Express Entry
Bem de acordo com a planilha que fizemos nossos gastos totais estimados serão de: R$16.473,52.
UPDATE: Gastos reais foram R$16.424,00. O VAC custou um pouco menos do que eu estimei na planilha abaixo.
Sempre na intenção de ajudar vocês, estamos colocando disponível aqui a planilha que montamos para vocês estimarem os custos de vocês: Custos do Express Entry
Lembrando que você não precisa ter esse dinheiro todo em mãos para começar o processo. Você pode ir aos poucos. A gente quando começou não tinha nem perto desse dinheiro poupado. Nem o dinheiro do proof of funds a gente tinha.
Como já falamos nós vendemos um imóvel para levantar o dinheiro. Senão tivéssemos esse imóvel, nós teríamos que ter esperado até guardar o dinheiro do proof of funds para começar.
Fomos pagando tudo aos poucos. No cartão de crédito, parcelando e fazendo muito extra para compensar os gastos. Depois quando olhamos pra trás assim dá até um susto ver que gastamos tudo isso com o processo.
E no nosso caso ainda não acabou, tem aí o envio dos passaportes que ainda vai nos custar um cadinho!
Esperamos que vocês tenham gostado do post!!! Agora você pode se planejar e poupar o que precisa para imigrar pelo Express Entry. Se você gostou desse post e do nosso blog, curta nossa página do facebook para você não perder nenhuma atualização.
Deixe um comentário